sábado, 2 de abril de 2011

Curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira


Maior exportador de álcool do mundo (detém cerca de 60% do negócio internacional) e com uma produção de açúcar girando em torno de 25 milhões de toneladas anuais (dessas, 15 milhões são exportadas), o Brasil figura como um dos principais produtores sucroalcooleiros do planeta. A cana-de-açúcar, fonte de renda para o país desde os tempos de colônia, é ainda hoje grande expoente do agronegócio brasileiro. Além disso, as cerca de 250 usinas do ramo existentes no país atualmente necessitam de mão-de-obra qualificada para dar continuidade ao sucesso do negócio. O tecnólogo em Produção Sucroalcooleiro encaixa-se perfeitamente nesse perfil.
Com formação específica para trabalhar com a cana-de-açúcar e a fabricação de seus subprodutos, esse profissional está presente em todo o processo de produção, desde o plantio e seleção da matéria-prima, passando pela comercialização do produto até o reaproveitamento dos resíduos em forma de energia elétrica. Ele é capaz de compreender globalmente o processo de produção de álcool e açúcar, atendendo às necessidades específicas de cada mercado (regional, nacional ou internacional).

Usina e plantação de cana-de-açúcar.
Esse profissional trabalha também observando, sempre, a prevenção dos possíveis impactos ambientais que podem ser ocasionados e a utilização racional dos recursos naturais, já que o negócio depende da ação positiva da natureza.
O Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira é considerado como novo e tem 3 anos de duração, em média. As disciplinas cursadas são as básicas das ciências exatas (química e física em especial), um pouco de biologia e as específicas da área, como Gestão de qualidade, Tecnologia do açúcar e do álcool e Automação de processos de produção de açúcar e álcool.


Universidades onde se ministram o curso:
  • Unifran - Universidade de Franca;
  • Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba;
  • UNIUBE - Universidade de Uberaba;
  • UFScar - Univesidade Federal de São Carlos;
  • UNAERP - Ribeirão Preto;
  • UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais;
  • Fafibe - Faculdades Integrada Bebedouro;
  • entre outras.

Mercado de Trabalho

As oportunidades de trabalho para esse tecnólogo estão nas Agroindústrias sucroalcooleiras, onde pode executar diversas funções, na área industrial ou na administrativa. O salário inicial desse profissional é de R$2.000 em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário